Chef Felipe Schaedler

Catarinense erradicado manauara, Felipe Schaedler, além de Chef apaixonado pela exuberância da maior floresta tropical do mundo, é também um jovem visionário que tem pesquisado e inovado a gastronomia regional com produtos genuinamente amazônicos.

A paixão pelo estado do Amazonas tem aguçado seu senso criativo ao longo dos anos e o tem inspirado a trazer sabores, aromas, texturas e experiências excepcionais em cada prato elaborado. A frente do Restaurante Banzeiro na cidade de Manaus-Am, desde a sua inauguração em dezembro de 2009, o Chef revela um pouco de sua essência em um cardápio regional com toques de alta gastronomia. Prova disso, são os prêmios que têm acumulado. Entre 2011 e 2013, como “Chef do Ano” pela Revista Veja Manaus Comer e Beber, e o Restaurante Banzeiro como “Melhor Cozinha Regional” por 5 anos consecutivos, sendo o primeiro em 2010, que recentemente foi considerado o “Melhor da Cidade” e Schaedler premiado mais uma vez como “Chef do Ano” na edição de 2017 da mesma revista. Em 2012, Felipe Schaedler recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, Classe Cavaleiro, o maior reconhecimento do Governo Federal às personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural do Brasil.

Cogumelos, formigas, flores comestíveis e tubérculos rústicos têm agregado paladares excêntricos a uma culinária enraizada na cultura indígena em que peixes dos imensos rios de água doce são destaque. Sua aptidão pela gastronomia se destacou ainda na adolescência, quando recém-chegado a terra manauense, se viu encantado pela riqueza de produtos nas feiras locais. A curiosidade por descobrir os mistérios da culinária cabocla despertou em Felipe Schaedler a vontade de revelar ao mundo as peculiaridades da região.

Atualmente o Chef tem ganhado cada vez mais destaque nas mídias nacionais e internacionais levando a bandeira do Amazonas, mostrando porque a Amazônia e a sua inigualável culinária são tão encantadoras e surpreendentes.

A repercussão do trabalho desenvolvido por Felipe Schaedler tem sido cada vez maior. Em outubro de 2016, o Chef foi convidado a participar do San Sebastian Gastronomika, na Espanha, considerado um dos maiores congressos da gastronomia mundial. Felipe representou a Amazônia, o Brasil e a América do Sul, ao lado do consagrado Chef Alex Atala, reconhecido mundialmente por seu extraordinário trabalho.

Em Abril de 2017, na décima edição do emblemático Festival Peixe em Lisboa, Felipe foi o único chef brasileiro a expor seu trabalho evidenciando o potencial dos peixes do rio Amazonas.

O Chef Felipe Schaedler reconhece a importância da gastronomia amazônica como um fator excepcional para uma alimentação saudável, que tem como base a sabedoria do amazônida em reconhecer frutos, frutas, raízes, plantas entre tantos outros ingredientes únicos que só a floresta Amazônica oferece. É notório que muito ainda tem a ser desvendado mata a dentro, por isso a imensa preocupação do Chef em continuar a pesquisar a melhor forma de valorizar os produtos da região e ainda sim manter a floresta de pé.

Atualmente, Chef Felipe comanda um novo restaurante, o Moquém do Banzeiro, uma extensão da primeira casa que valoriza a comida regional, que em seu primeiro ano de atividade, acaba de receber o prêmio de “Melhor Cozinha Amazônica” e conquistou a terceira posição como “Melhor da Cidade” pela Revista Veja Manaus Comer e Beber 2017. Neste novo empreendimento o Chef expressa com mais liberdade seu lado criativo dando seu toque especial em pratos que prevalecem o sabor dos peixes defumados.

Apresentando a cozinha amazônica de forma exclusiva, o Chef Felipe Schaedler surpreende com um serviço de encantamento na composição de cada menu.

Confira também: